quinta-feira, 2 de agosto de 2012

+ Colecionadores: Preferida: a #1 no coração do Ken ;)

 
 
 
 
 
 
Marckie Benchaya
 
 
Fiz uma brincadeira no título deste post em homenagem a uma das Barbies mais conhecidas entre os colecionadores, a Preferida. Dona de um facebook onde posta suas fotos com penteados e figurinos perfeitos, a ‘Preferida’ é uma #DIVA entre as bonecas.  


foto: Barbie Preferida by Marckie Benchaya


Marckie Benchaya, nascido em Belém do Pará, maquiador das estrelas de comerciais e TV no Rio de Janeiro,  colecionador desde os 15 anos, repintou, e reinplantou os cabelos da boneca ‘Preferida’ conforme ele idealizou. Foram feitas até algumas alterações no corpo para que ela fosse única. 


Foto: Marckie Benchaya e o Ken


Mas não foi sempre assim, quando começou a colecionar, Marckie comprou com seu primeiro salário uma lata de leite moça, um disco da Madonna e sua primeira boneca Barbie, uma Sport da estrela de 1987, que vinha com uma roupa branca de ginástica.
foto: Primeira Barbie de Marckie


Por não ter dinheiro para comprar roupinhas de cartela e também não se satisfazer com as Barbies que estavam a venda no mercado, ele resolveu fazer suas próprias roupinhas e alterar as bonecas para ter etnias, cabelos e cores diferentes.
A brincadeira se tornou mais séria quando participou de um grupo de colecionadores que chamaram aquilo que ele tinha como: “hobby” de arte e também quando começou a vender as roupas em leilões virtuais. Abaixo segue a foto de uma boneca que ele fez para Ana Paula Padrão.

foto: Ana Paula Padrão com a Barbie criada por Marckie
crédito da foto: Revista Contigo


Marckie participou do concurso “Barbie Brasil” na 1ª convenção de colecionadores do Brasil com a boneca “Vitória-Régia” em 2003, a qual foi ganhador por votação do publico. Foi criador das 10 Barbies brasileiras da “Nação Brasil” na Exposição “Barbie pelo Mundo” e que agora estão expostas no Museu da Barbie. Criou, também, a Barbie MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói para a exposição “Barbie na moda” e para o Plaza Shopping de Niterói com um vestido inspirado nas formas do Museu desenhado por Oscar Niemeyer.


Marckie também coleciona Kens entre as dolls. “Era encantado com os falcons e brincava com eles por horas e horas, criava aventuras, inventava brincadeiras, fazia pára-quedas, naves espaciais de isopor, casas, cavernas... cidades, enfim, realmente criava todo um universo imaginário. Meu primeiro Ken eu comprei no mesmo dia que comprei minha primeira Barbie, era um Ken Roqueiro da Estrela”, relembra.
Foto: Primeiro Ken de Marckie, um roqueiro.
O colecionador gosta de vários Kens: “Gosto muito dos Kens do SENHOR DOS ANEIS pela caracterização, o Harley Davidson (casal), pois ele é todo articulado e o molde do corpo é lindo, gosto do Ken Tango, pois acho o rosto dele muito expressivo”, diz.
Ele gostaria que a Mattel criasse a coleção Kens Dolls of the World, para cada boneca do mundo que  fosse feita, também fosse lançado um Ken  representando a cultura daquele país, afinal , existem roupas masculinas também nessas culturas e seria incrível ter casais formados em etnias,raças, biótipos diferentes.



Para os colecionadores, Benchaya deixa algumas dicas: “Sonhar é super bom. Mas Sonho bom mesmo é aquele que se torna realidade. Nada melhor que a vida real com seus desafios, seus problemas, suas conquistas e derrotas pra fazer com que crescemos todos os dias. O Mundo é feito por aqueles que caminham e não pelos que ficam parados esperando a “Vida Fácil” que cai do céu ou vem em um golpe de sorte, hehehe. Humildade também é importante , e na verdade é um exercício diário e tão importante quanto piscar os olhos para lubrificá-los", explica.
"E por ultimo, mas não menos importante, Bonecos são pedaços de plásticos inanimados. São perecíveis , podem perder o valor, podem quebrar, queimar, estragar, mofar...enfim provando que nada nessa vida é eterno apenas o amor e respeito que colocamos nas coisas que fazemos e conseguimos passar para os outros. Já vi vários colecionadores se colocando em posição superior a outros pela quantidade de bonecos que tem ou o valor de suas coleções, mas sério, Mas acredito, e digo sempre, que você não deve ser julgado pelo numero de coisas que tem e o quanto elas valem, e sim pelo amor que tem por elas e pelo seu caráter sempre. Se você tem vontade de começar uma coleção e ela é só de bonecas de praia (que são consideradas por muitos bonecas simples e sem graça ) vá em frente , lembrando sempre que a primeira Barbie foi lançada apenas com um Maiô e custava 4 dollares . hehehehe ...Siga em frente e tenha a sua preferida!!!”, diz Marckie.
Gostou do maravilhoso trabalho do nosso amigo colecionador Marckie Benchaya, quer ver mais fotos e conhecer a Preferida, é só entrar em contato: 


facebook: marckiebenhaya  
facebook: preferidamarckie benchaya 
Orkut: preferida marckie 
Flickr: marckie benchaya   

 crédito das fotos: arquivo pessoal - divulgação

Gostou da entrevista com nosso amigo Marckie? Dê sua opinião!

2 comentários:

  1. Olá meninos!
    Que legal! AMei a matéria!!
    Beijão queridos!
    Magda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Magda, obrigado pela visita e pelo cometário, que bom que gostastes :) só coisas boas Ken's Klub

      Excluir