domingo, 27 de julho de 2014

Exposição Vik Muniz em Porto Alegre

 Hellooo amigos! 
Hoje vamos falar sobre uma exposição de arte maravilhosa que está acontecendo em Porto Alegre no Santander Cultural até o dia 10 de Agosto. 

Foto: Vik Muniz 

Vicente José de Oliveira Muniz, mais conhecido como Vik Muniz é um artista plástico pernambucano, conhecido internacionalmente. Com obras nos principais museus de arte contemporânea do mundo, como o Metropolitan, o Whitney,  o MoMA de Nova York e o Reino Sophia de Madrid. 

Foto: Vik Muniz 

Essa é a primeira exposição individual de Vik Muniz no sul do país. Da década de 1980, quando o artista se lança em Nova York, a exposição apresenta o conjunto denominado "Relicário", composto por diversos objetos, dentre eles a famosa Caveira de Palhaço, de 1989. Essas obras, até bem pouco tempo inéditas no Brasil, já indicavam algumas das questões cruciais de Muniz, como o dilema entre a realidade e a representação, e entre o humor e a crítica.


O trabalho inclui obras como bonecos representando bebês em recipientes de vidros cheios de água, como se estivessem conservados em formol. 


Mas e o que esse post tem a ver com a Barbie? Estava eu lá bem tranquilo admirando e tirando fotos da exposição quando meus olhos avistaram uma Barbie lacrada num desses potes de água. É pessoal, a nossa diva Barbie entrou na exposição de arte contemporânea de Vik Muniz. 


foto: Barbie no vidro na exposição Relicário


E percebi outra boneca Barbie em um outro pote, essa segunda eu não consegui identificar o rosto, mas as pernas lilás e a sapatilha de bailarina indica que é uma Playline. E é justamente esse o trabalho do artista, pegar objetos cotidianos e fazer uma releitura de acordo com a sua perspectiva. 

foto: Barbie bailarina no vidro na exposição Relicário. 

Confesso que fiquei um pouco chocado com esses brinquedos dentro dos potes. Mas fiquei muito orgulhoso por ser uma exposição muito criativa de um brasileiro e também da Barbie fazer parte dela. Fica aqui a minha dica para os colecionadores prestigiarem a exposição. Até a próxima! 


 Saiba mais em: Santander Cultural

5 comentários:

  1. Hello from Spain: great exposicao. Very cool. Keep in touch

    ResponderExcluir
  2. O Kens Klub podia falar sobre as bonecas So in Style, do boneco Dareen e seu irmãzinho Julian e da volta do boneco Steven.

    ResponderExcluir
  3. E os bonecos que tiveram durante a era My scene.

    ResponderExcluir