terça-feira, 11 de setembro de 2012

LABEL: o guia das Coleções de Barbie & Ken


Barbie e Ken conseguiram, através dos anos, um amplitude de séries e coleções onde, à partir dos anos 90, a Mattel passou a qualificá-las.
Através de um livro completíssimo (nota no rodapé), finalmente conseguimos as referências das LABELS (etiquetas)  de Barbie & Ken Colecionáveis. Confere:

COLLECTOR EDITION:
São dolls produzidas em grande quantidade para, justamente, ´´brincar de bonecas´´. Essas tem a qualidade e atenção aos detalhes que colecionadores já observam. Todas acompanham Certificado de Autenticidade.

LIMITED EDITION:
Dolls criadas visando o colecionador. Desde 1999 são produzidas em quantidade até 100.000 unidades mundialmente. Elas vem com Certificado de Autenticidade impressa em papel refinado. Algumas, selecionadas, são numeradas individualmente.

SPECIAL EDITION:
Apresenta dolls Barbie produzidas exclusivamente para empresas como Hallmark e Avon.

Em 2004, o site barbiecollector.com criou as 4 cores a seguir, desenvolvendo um sistema assinando TODAS as dolls colecionáveis assim:

*PINK LABEL: dolls vendidas por grandes redes e algumas especializadas, como Walt-Mart (EUA) e PB Kids(Brasil); elas não apresentam edições limitadas porém coleções significativas como DOLLS OF THE WORLD e I LOVE LUCY. A idéia desta etiqueta é ser um convite ao colecionismo;
Ken Japan: único na coleção 
DOLLS OF THE WORLD

*SILVER LABEL: dolls de temas clássicos e vendidas em varejistas selecionados como TOYS’R’US (EUA) e PB KIDS (Brasil). São produzidas em até 50.000 cópias mundialmente. Inclue-se neste selo a coleção BIRTHDAY WISHES e THE FLINTSTONES;

*GOLD LABEL: dolls especiais vendidas em varejistas refinados, como os Pontos de Vendas Oficiais de Barbie. Sob este selo se produzem até 25.000 cópias da doll mundialmente. Nele estão, por exemplo, as Barbie Fashion Model;

O Ken Nicolai foi lançado sob GOLD LABEL

*PLATINUM LABEL: dolls produzidas até 1.000 cópias no mundo, incluindo as Premium One-of-a-Kind (peça única). Em 2007 a Mattel adicionou uma nova categoria de selo às PINK, SILVER, GOLD e PLATINUM: o BLACK LABEL, que é um selo reservado à raríssimas edições de dolls, dirigidas SOMENTE a colecionadores adultos. Este selo não vai indicar a quantidade de cópias produzidas mas vai apresentar edições muito especiais incluindo celebridades e personalidades da cultura pop. Um exemplo BLACK LABEL é a COLEÇÃO BARBIE BASICS. As primeiras dolls lançadas sob o selo BLACK LABEL foi em 2007 mesmo, com a linha CHER: a 1970’s, a 1980’s.
Ainda sobre CHER, foi lançada também a Reunion, inspirada na famosa tournée THE FAREWELL TOUR da cantora. Desta, sob o selo PLATINUM LABEL, foram produzidas somente 996 peças.

A Coleção BARBIE BASICS foi lançada sob BLACK LABEL,
selo que idenifica a coleçã destinada a adultos.


Fonte: AUGUSTYNIAK, J.Michael; COLLECTORS ENCYCLOPEDIA OF BARBIE DOLL; Ed. Collectors Books; EUA, 2008.

Obrigado pela visita!!!


2 comentários:

  1. Olá a partir de Espanha: o meu favorito é Nicola Ken O. Eu tenho vários Kens coleção Basic. Eu também gosto muito. Uma entrada muito útil. Manter contato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta, o Nicola é realmente muito lindo. Continue acompanhando as novidades por aqui, abração Kens Klub

      Excluir