terça-feira, 20 de agosto de 2013

+ Colecionadores: Jeferson Paz

Hellooo caros leitores! Neste momento em que os colecionadores de Barbie e Ken esperam ansiosamente o lançamento do novo filme da Barbie e suas irmãs em: "Pony Tale", presto aqui uma homenagem a um grande amigo meu, também colecionador e apaixonado pelos anos 80. 

foto: Jeferson Paz e sua coleção de pôneis.

Jeferson Paz, 29 anos é fotógrafo e mora em Novo Hamburgo, seu hobby é colecionar "My Little Pony" (Hasbro) e "Meu Querido Pônei" (nome da versão brasileira fabricada no Brasil de 1985 a 1989). 

foto: Jeferson Paz brincando com seu pônei ao lado da irmã Josi

Jeferson conta que no início da sua coleção havia um pouco de implicância da família pelo fato dos cavalinhos serem brinquedos direcionados para as meninas. Hoje em dia não implicam mais, porém ele percebe às vezes risinhos preconceituosos de algumas pessoas quando conta que coleciona "My Little Pony". "Isso quando não cantam a irritante musiquinha dos pôneis malditos", comenta.

foto: Coleção de Pôneis do Jeferson Paz

A coleção dele conta com 81 pôneis até o momento, e seu primeiro foi o Pônei Torrãozinho (Flat foot - collectors pose - versão em vinil da Estrela para o pônei Blue Belle). Geralmente Jeferson compra eles em lojas ou pelo Mercado Livre na internet. 

foto: Coleção de Pônei do Jeferson Paz.

O item mais valioso na coleção de Jeferson é o Pônei Varinha de Condão. Ele foi lançado pela Hasbro como Magic Star no playset de pôneis So Soft (tinham pelinhos sobre o vinil). E somente na versão brasileira ele foi lançado na versão Non-so soft. Isso o torna um pônei muito cobiçado por colecionadores estrangeiros. 

foto: Coleção de Pônei do Jeferson Paz 

Jeferson conta que quando arrematou o "Varinha de Condão" em um leilão pela internet, ele pagou um preço que hoje em dia não pagaria. 

foto: Coleção de Pônei do Jeferson Paz 

Seu maior sonho de consumo é completar a coleção de 38 pôneis que a fábrica Estrela lançou nos anos 80.

foto: Coleção de Pônei do Jeferson Paz 

Jeferson conta que a fábrica Estrela era licenciada para fabricar os pôneis no Brasil (assim como as Barbies e Kens). Eles eram um pouco menores, os cabelinhos eram duros,  ressecavam e embaraçavam muito facilmente. Não foram lançados unicórnios e pôneis aquáticos. "Alguns pôneis saíram diferente dos que apareciam no desenho animado e eram lançados pela Hasbro, por exemplo, o Pônei Asinha Bola de Prata que originalmente é um Unicórnio saiu no Brasil como Pégasus, e tivemos uma linha exclusiva chamada Os Fofinhos. Eram quatro pôneis diferentes feitos de tecido e espuma com cabelinhos feitos de lã", relembra.

foto: Coleção de Pônei do Jeferson Paz 

Jeferson considera-se um "oitentista", pois sente saudades das músicas, cinema, brinquedos e modismos da época. 

foto: Coleção de Pônei do Jeferson Paz 

Para os colecionadores ele deixa uma mensagem: "Curtam muito a coleção de vocês, comprem com moderação e não liguem para os comentários dos que torcem o nariz".

foto: Cosplay Jeferson Paz e Bernardo Guedes no Anime Extreme

Jeferson diz achar ótimo o blog Ken's Klub e lamenta não ter mais blogs sobre o colecionismo de pôneis. Acredito que o ato de colecionar e o carinho que temos por nossas coleções é universal, não importa o que, mas sim o que aquele objeto representa em nossas vidas. Fico muito feliz de ter um grande amigo que também é colecionador e que juntos nos divertimos. Seja sempre bem vindo por aqui Jeferson e parabéns pela sua linda coleção de pôneis.

foto: DVD Barbie

Essa é a capa do novo filme da Barbie, onde também aparecem cavalos e pôneis. Para aqueles que gostaram da coleção, querem saber mais sobre o assunto podem entrar em contato:

Blogs do estúdio fotográfico do Jeferson: jefersonpazfotografia.blogspot.com.br e spectrumartefotografica.blogspot.com.br
Twitter: @jefersonpazfoto
Facebook.com/jefersonpazfotografia

fotos by: Jeferson Paz divulgação.

5 comentários:

  1. Oi jeferson , estou no inicio de minha coleção e gostaria de te adicionar no meu face para trocarmos uma ideia. E possível?
    Moro em porto alegre - rs e vi que vc e de nh, vizinho! Abraço! Face : Leti leti fida

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana, uma pena que no Brasil é tão difícil achar!

    ResponderExcluir
  3. Ola! Eu gostaria de saber se vc tem algum exemplar dos bebês asinha do céu e bolinha de neve, duplicados, disponíveis pra venda

    ResponderExcluir
  4. Meu Messenger é Natália Lotti. Vai ter a
    Uma.pessoa de cabeça pra baixo, sou eu

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! Consegui um pônei varinha de condão em um brechó, poderia me informar qual a média de valor dele? Obrigada

    ResponderExcluir